Voluntária da Copersucar participa de aula sobre Marketing Pessoal em Paulínia

Autora: Cirila da Silva Nascimento


Na última terça feira, 23 de agosto, a turma de Qualificação Profissional de Paulínia recebeu a visita da colaboradora da Copersucar, Aline Molica, que é  formada em jornalismo pela PUC e  pós graduada em Marketing pela faculdade Cásper Líbero.


Aline,  dividiu sua história de vida com a turma, relatando que precisou sair da sua cidade (Camanducaia – MG)  e vir para São Paulo buscar seus sonhos e  comentou também os conhecimentos adquiridos ao longo de sua trajetória profissional, abordando temas como:  Comunicação Corporativa e  Marketing Pessoal.


Para entender mais sobre marketing pessoal, a turma assistiu  um vídeo do Max Gehringer que provocou uma reflexão sobre a impressão que deixamos nos locais por onde passamos, quais são os pontos fortes e o que precisamos melhorar em nosso comportamento corporativo. Após o vídeo, os alunos foram convidados a participar de uma dinâmica que  permitia que os alunos  compartilhassem  a visão que possuem das qualidades dos colegas.


Após a dinâmica,  Aline  deu dicas importantes para enfrentar um processo seletivo, mostrando  através de uma nuvem de palavras  as competências que as empresas buscam em seus colaboradores, como: foco, relacionamento, capacidade, resiliência, paciência... Disse também que o Linkedin, é uma ótima rede de networking, mas que é necessário saber usar, e tomar muito cuidado com quem aceitamos nele e o que postamos.


Ah, ainda foi comentado sobre o uso das redes sociais,  que devemos tomar cuidado com o que postamos e que devemos selecionar o grupo de pessoas certas para determinadas postagens,  para que nossas postagem não sejam ofensivas ou que se tornem um escândalo, pois as vezes pessoas deixam de ser selecionadas para vagas de emprego ou perdem empregos  devido a qualidade de suas postagens.


Como último conselho e que achei de grande sabedoria, Aline nos disse que chefes são espelhos para exemplos, pois existem chefes que te ensinam muito sobre ética, moralidade e respeito, e que se eles chegaram a um cargo de liderança é para eles que devemos olhar se quisermos chegar lá um dia! Que ninguém é perfeito,devemos saber lidar com o defeito do próximo e com os nossos próprios defeitos!


Quando perguntada, sobre como foi a experiência de participar como voluntária, Aline disse:

"Foi a primeira vez que participei de um programa de voluntariado como o Conecta e, para mim, foi uma experiência de muita troca. O interesse deles sobre a Copersucar, minha carreira e as dicas que dividi foi visível. Fiz uma dinâmica em que eles tiveram que relatar qualidades um dos outros e foi gratificante vê-los refletir sobre pontos fortes apontados pelos colegas. É uma satisfação compartilhar meus conhecimentos com jovens interessados como os do Programa Conecta"

Os alunos do Conecta agradecem a palestra conduzida lindamente pela Aline e por suas dicas e conselhos!



Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910